domingo, 20 de julho de 2008

DIA DA AMIZADE

Hoje, ao abrir meu e-mail, encontrei essa mensagem da minha amiga Conceição. Há dias eu não a vejo, embora a gente trabalhe na mesma instituição. Terminamos os cursos de Letras e de Serviço Social juntas. Estudávamos juntas, éramos da mesma equipe. quantas vezes ela não dormiu na minha casa pra gente terminar um trabalho! Acompanhou a minha primeira e difícil gravidez, que me deixou cheia de angústia e de incertezas quanto à vida. Depois nos separamos pelas circunstâncias do trabalho e ficamos distantes. Agora estamos a um vão de escada e dia desses fui visitá-la em sua sala e passamos horas conversando. Lembramos do nosso tempo na UFPI e do quanto eu era maluca, divertida, das coisas que eu aprontava, mas sempre responsável com relação ao estudo.
"Marlene , visitei teu blog e amei.Você é , realmente , uma pessoa especial : redige bem ,é alegre , descontraída , objetiva , e , se tivesse que te pedir ou roubar alguma coisa , com certeza ,seria essa tua inspiração para viver , pois sempre que a gente te encontra, até mesmo nos momentos que parecem ter sido muito dificeis para você , sempre tu estavas diante da vida , conduzindo -a.Um abração da sempre amiga. Conceição Cardoso."

È, Conceição, graças a essa minha capacidade de superação e de reinvenção - assim como diz a Cecília Meireles, "A vida só é possível reinventada" - é que eu tenho, sim, conduzido a minha vida e da minha família com determinação, paz e equilíbrio. A alegria, a vontade de viver e ser feliz, a capacidade de amar mesmo quando a vida lhe diz não, fazem parte do meu eu, da minha busca e é por isso que sou feliz. Fiquei emocionada com a tua mensagem e espero te encontrar mais vezes.
Olha, esses dias foram mesmo de grandes reencontros e encontros que me deixaram mais feliz. Há alguns dias eu também reencontrei duas amigas da nossa turma, a Josiné (Letras) e a Espírito Santo (Serviço social). Passamos horas conversando e, hoje, penso em visitar a Josiné.

Ontem, Sábado, estava só em casa e resolvi convidar algumas amigas para conversar, bebemorar e comemorar. Então nos encontramos no Casarão às 18h e saímos 1:30 da manhã. A conversa estava tão animada que já incomodava alguns vizinhos de mesa. A gargalhada da Ceiça é contagiante. Contamos histórias divertidas da nossa adolescência, das nossas viagens a São Luiz, do medo de ir a Alcântara, dos jogos de baralho na casa da Ceiça, das festas na K2, minha casa na Redenção, dos amigos que já se foram, dos filhos, dos amores e da vida. Foi uma noite ótima. Ceiça, Ana, Adélia, Ieda e Daisy, vocês são demais! que alegria quando a gente se encontra, hein! Dizem que hoje é o dia da amizade! Viva nós e viva a todos que têm amigos com quem contar. Pra vocês e pra Cláudia, Desinilda, Julieta, Teresinha Lira, Bené, Leni, Lívio, Eulália, Anchieta, Cláudio, Javan, Célia, Sonia, Chiquinha, Marta vasconcelos, Auxiliadora, Ducarmo, Fátima Pinto, compadre Gerson, Geraldo, Gil, Hortulina, Joaninha, Conceição Melo, Helena, Marcelo, Ezeque, Marilda, Ozias, Ornedson, Regina, Rosário, Rosalvi, Rogéria, Sayonnara, Solange, Sueli, Silvia, Edmilson, Ana, Remédios, Washington e tantos outros que não citei aqui, sintam-se no meu coração, Canção da América (Milton Nascimento)

Nenhum comentário: