Nesse dia em que se comemora o dia do professor, há pouco o que comemorar. Chavões como: 'Ser PROFESSOR é renúncia, é aceitação, é missão, é doar-se, é não ter ambição, é ser humilde" são um horror. Não sei quem inventou isso. Acho que pensam que professor não é gente. Somos gente e como todo ser humano, temos medo, desejos, ambição, vida. E, embora a profissão seja carregada de mazelas, sacrifícios, noites mal dormidas, preocupações, desencantos, desvalorização, ela, também, nos dá alegrias - não muitas vezes - quando vemos que o que ensinamos é ouvido, faz sentido e ressoa em algum lugar, transformando esse ensinamento em algo que agrega valor à vida, ao saber. A todos aqueles que fazem dessa profissão um compromisso com a educação e com a valorização do ser humano, Parabéns!
"Pode-se ter todos os poemas, romances ou dados no computador, como há nos livros, nas bibliotecas; pode até haver a possibilidade de buscar informações pela Internet, cruzar dados num toque de teclas, mas falta a emoção humana, o olhar atento do professor, sua gesticulação, a fala, a interrupção do aluno, a construção coletiva do conhecimento, a interação com a dificuldade ou facilidade da aprendizagem
A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista na equipagem das escolas, em laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol - sem negar a importância de todo esse instrumental -, tudo isso não se configura mais do que aspectos materiais se comparados ao papel e à importância do professor."
(G.Chalita)
Para finalizar, nada melhor do que Fernando Pessoa (Ricardo Reis)
"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.”·
Nenhum comentário:
Postar um comentário